Áudio aula | 24 - Programação Orçamentária | AFO | EmÁudio Concursos

Administração Financeira e Orçamentária EmÁudio: Programação Orçamentária

Olá! Neste áudio, trataremos de três classificações da programação orçamentária: o identificador de uso, o identificador de doação e de operação de crédito e o identificador de resultado primário. Vamos lá.

Identificador de uso e deo é uma das classificações da programação quantitativa. Esse código vem completar a informação concernente a aplicação dos recursos e destina-se a indicar se os recursos compõem contrapartida Nacional de empréstimos ou de doações ou destinam-se a outras aplicações, constando da Loa e de seus créditos adicionais.

Outra classificação da programação quantitativa identificador de doação e de operação de crédito e doc.

O Idoc identifica as doações de entidades internacionais ou operações de crédito contratuais alocadas nas ações orçamentárias, com ou sem contrapartida de recursos da União.

Os gastos referentes à contrapartida de empréstimos serão programados com o iduso igual a 123 ou quatro e o Idoc com o número da respectiva operação de crédito, enquanto que as contrapartidas de doações serão utilizados o iduso cinco e respectivo Idoc.

O número do iddoc também pode ser usado nas ações de pagamento de amortização, juros e encargos para identificar a operação de crédito a que se referem os pagamentos. Nosso tema de agora é a classificação da despesa por identificador de resultado primário. Em primeiro lugar, vamos aproveitar para relembrar o que despesas primárias e despesas financeiras.

As despesas primárias correspondem ao total das despesas orçamentárias deduzidas das seguintes. Um: as despesas com juros e amortização da dívida interna e externa.

Dois: com a aquisição de títulos de capital integralizado. Três: as despesas com concessão de empréstimos com retorno garantido. Isso significa que as despesas financeiras são as seguintes:

Um: as despesas com juros e amortização da dívida interna e externa. Dois: com a aquisição de títulos de capital integralizado. Três: as despesas com concessão de empréstimos com retorno garantido. Então, a fórmula para calcular as despesas primárias é a seguinte: despesas primárias é igual a despesas orçamentárias, menos despesas financeiras.

Chamo a sua atenção para as despesas com juros e amortização do principal da dívida. Essas dois são despesas financeiras. Com essas informações, isto é, sabendo quais despesas são primárias e quais não são, conseguimos calcular o resultado primário RP, que é a diferença entre receitas e despesas primárias, ou seja, receitas primárias, menos despesas primárias é igual ao resultado primário.

O RP irá indicar se o ente federativo está ou não vivendo dentro de seus limites financeiros e contribuindo para a redução ou elevação do seu endividamento. Isso significa que o caminho para reduzir o endividamento é por meio da consecução de resultados primários.

Ora, não seria assim também na sua casa. Se você tivesse uma dívida, qual seria o caminho ideal para quitá la, seria aumentar... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de AFO - Despesas Públicas - 24 - Programação Orçamentária: SAIBA MAIS