Administração Financeira e Orçamentária EmÁudio: Resumão EmÁudio sobre Despesas Públicas - Parte Três
Olá! Vamos para a terceira e última parte do resumo direcionado sobre o módulo despesa pública do curso de Administração Financeira e Orçamentária em áudio. Vamos lá.
Três: programação quantitativa. Três ponto um classificação por natureza da despesa é o conjunto de informações que constituem a natureza de despesa orçamentária forma um código estruturado que agrega a categoria econômica, o grupo de natureza da despesa, a modalidade de aplicação e o elemento.
Essa estrutura deve ser observada na execução orçamentária de todas as esferas de governo, aplicação obrigatória para todos os entes.
Quatro ponto um categoria econômica primeiro nível Código três Despesas correntes as que não contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital Código quatro despesas de capital as que contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital.
Quatro ponto um ponto dois grupo de natureza da despesa segundo nível um despesas correntes mnemônico PJ, ou seja, pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida e outras despesas correntes dois despesas de capital mnemônico e aí, ou seja, investimentos, amortização da dívida em versões financeiras.
Para diferenciar os investimentos, as inversões financeiras se for algo novo, é investimento. Se for algo já em utilização usado é inversão financeira. Não confunda a amortização de empréstimos, receita de capital com a amortização da dívida despesa de capital quatro ponto um ponto dois ponto um.
Categoria econômica Lei 4320 de 1964. A portaria interministerial STN/SOF 163 de 2001 estabeleceu novos agrupamentos em relação ao disposto na Lei 4.320 de 1964 destaque para os novos itens de despesas, como pessoal e encargos sociais e juros e encargos da dívida.
Outra alteração relevante foi a abolição da despesa de transferências de capital, que... Ler mais