Administração Financeira e orçamentária EmÁudio: Princípio da publicidade - Parte 2.
Olá. Neste áudio, vamos dar continuidade ao estudo do princípio da publicidade, som na caixa ou no fone.
A título de curiosidade, se você quiser entender melhor a essência do princípio da publicidade e do princípio da transparência, faça uma leitura rápida dos trechos que selecionamos da obra de ficção A Revolução dos Bichos de George Orwell, publicado em 1945. Era possível resumir os princípios do animalismo em sete mandamentos. Esses sete mandamentos que seriam agora escritos na. parede constituiriam a lei inalterável pela qual a granja dos bichos deveria reger sua vida a partir daquele instante para sempre. Os mandamentos foram escritos na parede alcatroada em grandes letras brancas, que podiam ser lidas a muitos metros de distância.
Eis o que dizia o letreiro: os sete mandamentos:
4 - Nenhum animal dormirá em cama.
5- Nenhum animal beberá álcool.
Foi mais ou menos por essa época que os porcos, de repente, mudaram se para a Casa Grande, onde fixaram residência.
Novamente, os bichos julgaram lembrar se de que havia uma resolução contra isso, aprovada nos primeiros dias. Sanção resolveu o assunto com seu "Napoleão tem sempre razão", porém, Quitéria, que tinha a impressão de lembrar-se de uma lei específica contra camas, foi até o fundo do celeiro e tentou decifrar os sete mandamentos que lá estavam escritos, sentindo se incapaz de ler mais do que algumas letras separadamente, foi chamar Maricota. Maricota, pediu ela: " Leia para mim, por favor o quarto mandamento, não diz qualquer coisa a respeito de nunca dormir em camas? Com alguma dificuldade, Maricota soletrou o mandamento. Diz que nenhum animal dormirá em cama com lençóis. Interessante! Quitéria não se recordava dessa menção a lençóis no quarto mandamento, mas se estava escrito na parede, devia haver.
alguns dias mais tarde, Maricota, lendo os sete mandamentos, notou que havia outro mandamento mal recordado pelos animais. Todos pensavam que o quinto mandamento era nenhum animal beberá álcool, mas havia esquecido duas palavras. Na realidade, o mandamento dizia: nenhum animal beberá álcool em excesso. Você conseguiu captar o que está acontecendo? Não houve publicação alguma das alterações feitas. As regras eram alteradas na calada da noite, sem que ninguém percebesse. Assim, as personagens se questionavam: qual é a regra válida? A que está na minha memória ou a que está escrita? E acabavam confiando na que estava escrita, pois era mais concreta. Deve ser a que está escrita. Afinal, está bem aqui na minha frente escrito, eu devo ter me confundido. É como se o governo somente lhe mostrasse uma folha de papel com o seguinte conteúdo: crédito orçamentário para compra de ambulâncias 1 milhão de reais. Você não recebe uma cópia, não tirou foto, não bateu print. Você não tem nenhum registro disso. Meses depois, você descobre que a administração gastou 2 milhões de reais e você a questiona. a dotação não era de 1 milhão de reais? A administração, depois do seu questionamento, altera o valor e lhe mostra uma nova folha, na qual consta o valor de 2 milhões de reais. Você pergunta se essa alteração foi feita antes ou depois do gasto. Ela diz que foi antes, mas não há nenhum registro disso. Não há registro de alteração alguma. Nessa situação, só lhe resta aceitar. Se está escrito 2 mi... Ler mais