Áudio aula | 03 - Levantamento, sistematização, análise e interpretação de dados quantitativos, qualitativos e indicadores de políticas públicas | CNU Revisão | EmÁudio Concursos

Resumão CNU 2025 - conteúdo específico - blocos de 1 a 7 com a jornalista Cláudia Jones aqui no EmÁudio Concursos.

Muito bem, nós vamos falar agora de um tema que parece técnico, né? O sub tópico 2.3 levantamento, sistematização, análise, interpretação de dados quantitativos, qualitativos, indicadores de políticas públicas e é técnico, né? Mas que você vai entender com facilidade se você prestar atenção a lógica por trás de tudo isso, né? Estamos falando do uso de dados e indicadores nas políticas públicas, né?

Então essa aula é central para você entender como o Estado toma decisões com base em evidências. Afinal, o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Política pública sem dados vira achismo. Isso não serve para uma gestão eficiente, como manda a Constituição. Então vem comigo entender exatamente isso, como são feitos o levantamento, a sistematização, a análise e a interpretação de dados e como é que isso pode cair na sua prova.

Por que que os dados são tão importantes, pessoal? O Estado brasileiro tem responsabilidades enormes: educação, saúde, segurança, habitação, transporte e precisa simplesmente usar recursos públicos escassos para atender essas demandas, como saber onde, quanto, quando e como investir? Com dados. E os dados orientam, presta atenção, a formulação da política. Exemplo: número de analfabetos. A implementação, exemplo: distribuição de profissionais da saúde. O monitoramento, por exemplo, acompanhamento de frequência escolar. A avaliação, como exemplo aqui, aumento da renda após política de capacitação.

Eu tenho uma dica para a prova pra você. Políticas públicas baseadas em evidência são aquelas construídas com apoio de dados confiáveis, coletados de forma ética e sistemática, porque você sabe que dados podem ser não confiáveis, certo? E a base constitucional e legal, a gente tem aqui a Constituição de 1988, que exige o uso de dados e indicadores por parte da administração pública. Veja alguns artigos aqui comigo, ouça alguns artigos aqui comigo fundamentais.

O Artigo 37 da Constituição Federal de 1988: Princípio da eficiência da administração pública, exige planejamento com base em dados reais, não achismos. Artigo 165 também da Constituição define os instrumentos de planejamento público PPA, que é Plano Plurianual. LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a LOA, Lei Orçamentária Anual.

Todos exigem dados e indicadores para o que? Justificar e acompanhar os gastos. No artigo 70 da Constituição Federal de 1988 fala da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial. Isso exige o uso de indicadores de desempenho. Artigo 74 da Constituição Federal determina que cada poder deve manter sistema de controle interno, inclusive para a avaliação da execução de programas de governo e dos resultados. A Lei de Responsabilidade Fiscal, LC, Lei Complementar número 101 de 2000 exige o uso de metas fiscais indicadores de desempenho. Está no artigo 4 parágrafo 1º.

Um exemplo claro de como o gestor público deve justificar suas decisões com dados, ou seja, o levantamento e análise de dados são obrigações legais e constitucionais da gestão pública. E quais são os tipos de dados, Jones? Quantitativos e qualitativos. Você vai encontrar esses dois grupos, grandes grupos de dados nas políticas públicas. Mas o que são os dados quantitativos? São dados numéricos, objetivos, mensuráveis, servem para medir volume, frequência, média, percentual, tendência, por exemplo, taxa de analfabetismo, índice de mortalidade infantil, núme... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de CNU Revisão - Políticas Públicas - 03 - Levantamento, sistematização, análise e interpretação de dados quantitativos, qualitativos e indicadores de políticas públicas: SAIBA MAIS