Áudio aula | 04 - Participantes do Mercado, do Preço e da Aplicação a Ativos Não Financeiros | Contabilidade Geral - CPC | EmÁudio Concursos

CPC EMÁUDIO - Participantes do Mercado, do Preço e da Aplicação a Ativos Não Financeiros

Fala, galera! Voltei!


Bora continuar nossos estudos sobre a mensuração?!


A partir de agora falaremos dos participantes do mercado, do preço e da aplicação a ativos não financeiros! Aumenta o som aí!


Bora começar pelos Participantes do mercado!


A entidade deve mensurar o valor justo de um ativo ou passivo utilizando as premissas que os participantes do mercado utilizariam ao precificar o ativo ou o passivo, presumindo-se que os participantes do mercado ajam em seu melhor interesse econômico.


Ao desenvolver essas premissas, a entidade não precisa identificar participantes do mercado específicos.


Em vez disso, a entidade deve identificar características que distinguem os participantes do mercado de modo geral, considerando fatores específicos para todos os itens seguintes: ativo ou passivo; mercado principal (ou mais vantajoso) para o ativo ou passivo; e participantes do mercado com os quais a entidade realizaria uma transação nesse mercado.


Beleza? Bora pro Preço!


Meu povo, valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada no mercado principal (ou mais vantajoso) na data de mensuração nas condições atuais de mercado (ou seja, um preço de saída), independentemente de esse preço ser diretamente observável ou estimado utilizando-se outra técnica de avaliação.


O preço no mercado principal (ou mais vantajoso) utilizado para mensurar o valor justo do ativo ou passivo não deve ser ajustado para refletir custos de transação.


Os custos de transação devem ser contabilizados de acordo com outros Pronunciamentos.


Os custos de transação não são uma característica de um ativo ou passivo; em vez disso, são específicos de uma transação e podem diferir dependendo de como a entidade realizar a transação para o ativo ou passivo.


Além disso, os custos de transação não incluem custos de transporte.


Se a localização for uma característica do ativo (como pode ser o caso para, por exemplo, uma commodity), o preço no mercado principal (ou mais vantajoso) deve ser ajustado para refletir os custos, se houver, que seriam incorridos para transportar o ativo de seu local atual para esse mercado.


Deu para entender?


Para finalizar, vamos falar da aplicação a ativos não financeiros!


A mensuração do valor justo de um ativo não financeiro leva em consideração a capacidade do participante do mercado de gerar benefícios econômicos utilizando o ativo em seu melhor uso possível (highest and best use) ou vendendo-o a outro participante do mercado que utilizaria o ativo em seu melhor uso.


O melhor uso possível de um ativo não financeiro leva em conta o uso do ativo que seja fisicamente poss... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Geral - CPC - CPC 46 - Mensuração do Valor Justo - 04 - Participantes do Mercado, do Preço e da Aplicação a Ativos Não Financeiros: SAIBA MAIS