Resumão CNU 2025: Conteúdo específico (blocos de 1 a 7) com a jornalista Cláudia Jones aqui no EmÁudio Concursos
Muito bem, entramos no nosso módulo 4, indo aqui pra diversidade e inclusão na sociedade.
O 4.1, a gente já começa falando da diversidade de sexo, gênero, sexualidade, diversidade étnico racial e cultural. E essa primeira aula aqui, ela trata desse tema que é essencial pra quem deseja atuar no serviço público de forma ética, de forma inclusiva, de forma respeitosa, com a diversidade da sociedade brasileira, diversidade e inclusão.
Vamos começar do comecinho?
Primeiro, a palavra diversidade, o que é diversidade?
Ela se refere à existência de diferentes identidades, culturas, formas de viver, pensar, sentir e existir. Já a inclusão significa reconhecer essas diferenças e garantir direitos iguais, respeitando as especificidades de cada grupo. Ou seja, não basta tolerar, é preciso garantir acesso, pertencimento e equidade.
No setor público, esse debate ainda é muito mais relevante. O servidor público, lida com diferentes grupos sociais e seu atendimento precisa ser livre de discriminação, preconceito ou invisibilização.
E mais, isso não é só uma questão moral ou ética, é um dever legal previsto na Constituição Federal de 1988 no artigo 5º. O que que traz esse artigo?
Ele garante a igualdade de todos perante a lei.
E também o artigo 3º, que trata dos objetivos fundamentais da República, como promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Vamos falar sobre diversidade de sexo, gênero e sexualidade, vamos lá!
O sexo biológico é a designação atribuída no nascimento, masculino, feminino ou intersexo, com base em características biológicas.
O gênero, por outro lado, gênero é uma construção social, é a forma como a sociedade espera que uma pessoa se comporte com base no sexo atribuído, por exemplo, mulher usa rosa, homem usa azul. Isso é um estereótipo de gênero.
Já a sexualidade, ela diz respeito à orientação afetiva e sexual, heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, pansexualidade, entre outras.
Agora é muito importante!
Gênero e sexualidade não são a mesma coisa. Você pode ser uma mulher cisgênera, lésbica, ou um homem trans, hétero.
Tudo isso está dentro da diversidade humana.
No serv... Ler mais