Administração Financeira e Orçamentária EmÁudio: Créditos Orçamentários Iniciais e Adicionais - Parte 1
Olá, bem vindo a mais um módulo do nosso curso de Administração Financeira e Orçamentária EmÁudio.
A partir de agora, estudaremos os créditos adicionais.
Galera, esse assunto é tranquilo e tá muito relacionado a outros de nossa matéria. Então compreendê-lo é fundamental para entender o funcionamento e a execução do nosso orçamento público. Além disso, dominá-lo poderá lhe garantir pontos fáceis na prova.
Já que você falou em prova professor, como são as questões sobre créditos adicionais?
Em geral, a criatividade da banca aqui é limitada, basicamente, as questões vão tentar confundir os tipos de créditos adicionais, suplementares, especiais e extraordinários, trocando nomes e características. Por exemplo: onde deveria estar escrito suplementar estará especial. Ou então elas vão apresentar uma situação hipotética e perguntar qual é o tipo de crédito adicional adequado. Para acertá las, preste atenção nas características de cada um dos tipos de créditos adicionais e nos exemplos que eu vou lhe dar. Bora começar?
Vamos iniciar os nossos estudos falando dos créditos orçamentários iniciais e adicionais. Vamos juntos!
A Lei Orçamentária é organizada na forma de créditos orçamentários, aos quais são consignadas dotações, esses são os nossos créditos orçamentários iniciais ou ordinários, porque eles já estão consignados na LOA, já iniciamos o exercício financeiro com esses créditos.
Então jovem, créditos orçamentários são classificações, contas, que especificam as ações e operações autorizadas pela lei orçamentária. Já as dotações são os montantes de recursos financeiros com que conta o crédito orçamentário. Como dizem os mestres Teixeira. Machado e Eraldo Reis, o crédito orçamentário seria o portador de uma dotação e esta o limite de recurso financeiro autorizado.
É como se o crédito or... Ler mais