Prova Nacional Docente EmÁudio - Richard Rorty e o objetivo da educação
Oi, estamos de volta! Agora chegou a hora de conhecer um outro grande filósofo do século XX: Richard Rorty. Ele nasceu em 1931 e faleceu em 2007, e é considerado um dos grandes representantes do neopragmatismo. Se o Dewey já trouxe uma visão transformadora da educação, Rorty vai ainda mais fundo, trazendo críticas e novas perspectivas que até hoje são muito discutidas.
E a primeira coisa que a gente precisa entender é qual era o objetivo da educação para Rorty. Ele acreditava que a educação deveria incentivar hábitos de ação que promovessem a solidariedade humana. Mas não é qualquer solidariedade vaga, não. É uma solidariedade construída a partir da nossa sensibilidade para perceber a dor, a humilhação e o sofrimento dos outros.
Imagina essa situação: você vê um colega sendo excluído, ou alguém sendo humilhado em público. O que a educação deve fazer? Deve ajudar você a sentir empatia, a se colocar no lugar dessa pessoa e a agir para transformar essa realidade. Esse é o espírito da educação segundo Rorty. A filosofia e a escola, para ele, servem para aproximar pessoas e promover diálogo entre grupos diferentes, sempre com o objetivo de fortalecer a solidariedade.
Agora, presta atenção porque isso é muito cobrado: Rorty criticava fortemente o chamado paradigma epistemológico. Mas o que é isso? Esse paradigma vem da tradição cartesiana e parte da ideia de que a epistemologia, ou seja, a teoria do conhecimento, deve servir com... Ler mais