Prova Nacional Docente EmÁudio - O que é filosofia
Oi! Que bom ter você aqui novamente! Na última aula, a gente mergulhou nas ideias de Dewey e Rorty, dois gigantes do século XX. Agora, vamos ampliar nossa visão e entender o que é, afinal, a Filosofia da Educação. Esse é um tema essencial, porque é a base que sustenta todas as discussões que já tivemos e que ainda teremos sobre educação. Então, aumenta o som aí e vem comigo!
Primeiro, precisamos separar duas coisas: ciência e filosofia. A ciência é um tipo de conhecimento que se valida pelo método empírico, ou seja, por meio da experiência observável e mensurável. O termo “empiria”, que vem do latim, significa justamente experiência. É por isso que sociólogos precisam fazer pesquisas de campo, antropólogos precisam vivenciar culturas diferentes, físicos e químicos fazem experimentos. Sempre há coleta de dados concretos, observáveis.
Agora, a filosofia segue por outro caminho. Ela não depende de testes de laboratório nem de dados empíricos. A filosofia se caracteriza pela reflexão racional, abstrata, sistemática e fundamentada em argumentos conceituais. É a área que pensa sobre os fundamentos, que questiona os pressupostos, que problematiza o sentido das coisas.
Vou dar um exemplo para clarear: pense na moral. Questões como “o que é o bem?”, “o que é o mal?”, “o que é uma ação justa?” não podem ser resolvidas com experimentos de laboratório. Você não consegue medir a justiça com um termômetro! Essas questões precisam de reflexão filosófica.
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