Áudio aula | 14 - Resumão EmÁudio – Filosofia da Educação | Prova Nacional Docente - PND | EmÁudio Concursos

Prova Nacional Docente EmÁudio - Resumão EmÁudio - Filosofia da Educação

Oi! Chegou a hora da nossa revisão final, aquela rápida e certeira, para você fixar de vez os principais pontos de Filosofia da Educação. Então, aumenta o som aí e vem comigo!


Comecemos pelo Pragmatismo. John Dewey defendia a educação democrática, baseada na experiência e na reconstrução contínua do aprendizado. Obstáculo? A segregação dos interesses sociais. Solução? A filosofia como uma teoria geral da educação. Grava isso: Dewey é experiência e democracia.


Já Richard Rorty criticava o paradigma epistemológico e defendia o paradigma educacional, onde o conhecimento é conversação, prática social. Ele falava dos filósofos edificantes, que não buscam verdades eternas, mas criam novas narrativas e fortalecem a solidariedade. Então, atenção: Rorty é diálogo e redescrição.


Agora, os pressupostos epistemológicos:

Empirismo: Locke, mente como tábula rasa, tudo vem da experiência.

Apriorismo: Kant, categorias inatas organizam a experiência.

Construtivismo: Hegel, sujeito e objeto se constroem juntos na história.

As finalidades da educação são três:

Redentora: iluminar e salvar.

Reprodutivi... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Prova Nacional Docente - PND - Filosofia na Educação - 14 - Resumão EmÁudio – Filosofia da Educação: SAIBA MAIS