Parabéns por ter chegado até aqui! Nós percorremos a Sociologia da Educação passando por vários autores clássicos e contemporâneos, cada um com sua forma de interpretar o papel da escola e da educação na sociedade. Agora é hora de revisar os pontos principais e organizar tudo na cabeça para a hora da prova.
Durkheim
- Considerado o pai da Sociologia da Educação.
- Educação é processo de socialização: transmissão de valores de uma geração para outra.
- Função principal: manter a coesão social em sociedades individualistas.
- Cada época histórica exige um tipo de educação.
- Educação deve se adequar ao grupo social, mas sempre mantendo valores comuns.
Marx
- Não escreveu um livro específico sobre educação, mas suas ideias aparecem em suas obras.
- Educação pode servir à alienação (quando reproduz ideologia da classe dominante) ou à emancipação (quando liberta e forma criticamente).
- Defendia a união entre trabalho e estudo, contra a separação entre trabalho manual e intelectual.
- Educação integral deve ser: mental, física e tecnológica.
- Crítica ao ensino burguês e ao Estado como aparelho de dominação.
- No comunismo, defende a educação social.
Weber
-Destacou o processo de racionalização da sociedade.
-Três finalidades da educação:
1. Carisma (formação de líderes raros);
2. Pedagogia do cultivo (formação humanística e cultural ampla);
3. Pedagogia do treinamento (formação técnica e especializada para a vida moderna).
- A educação moderna é principalmente treinamento especializado, que gera distinção social, mas sacrifica a formação integral.
Bourdieu e Passeron
- Visão reprodutivista da educação.
- A escola reproduz desigualdades sociais em vez de combatê-las.
- Todo ato pedagógico é uma forma de violência simbólica, impondo a c... Ler mais