Oi, tudo bem? Aumenta o som aí, porque nesta primeira parte da nossa aula nós vamos mergulhar em um dos temas mais importantes da Psicologia da Educação, um assunto que despenca nas provas: a Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotsky.
Vygotsky foi um psicólogo bielorrusso que viveu entre o final do século dezenove e o começo do século vinte. Ele foi muito influenciado pelas ideias marxistas e acreditava em algo fundamental: sem aprendizagem, não há desenvolvimento. Vou repetir pra fixar bem: sem aprendizagem, não há desenvolvimento.
Pra ele, o ser humano se forma nas relações com o outro. É na convivência, na linguagem, nas trocas sociais e culturais que o sujeito se desenvolve. Em outras palavras, ninguém aprende sozinho, ninguém cresce isolado. O conhecimento nasce do contato com o meio, das experiências com as pessoas e com a cultura que nos cerca.
Vygotsky dizia que primeiro o aprendizado acontece fora da pessoa, no mundo social, e depois é internalizado. Isso quer dizer que o conhecimento surge no relacionamento entre as pessoas, e depois vai sendo incorporado pelo indivíduo até se transformar em parte da sua forma de pensar e agir.
Ele chamava esse primeiro momento de “interpsicológico” — o que está entre as pessoas. E chamava o segundo momento de “intrapsicológico” que acontece dentro da mente de cada um.
Pra ficar fácil de entender, imagina uma criança aprendendo a amarrar o sapato. No começo, ela observa um adulto fazendo e tenta imitar. Isso é o aprendizado acontecendo entre as pessoas, o interpsicológico. Depois de algumas tentativas, ela aprende e faz sozinha, de forma automática. Aí o processo se torna interno, o intrapsicológico.
Percebeu? Primeiro vem a inter... Ler mais