Vamos começar entendendo quem foi Jean Piaget. Ele foi um psicólogo suíço, contemporâneo de Vygotsky, que estudou profundamente como o ser humano constrói o conhecimento ao longo da vida. Enquanto Vygotsky dizia que “sem aprendizagem não há desenvolvimento”, Piaget afirmava exatamente o contrário: “sem desenvolvimento, não há aprendizagem.”
Percebeu a diferença? Pra Vygotsky, o movimento é do meio para o indivíduo. Já pra Piaget, o movimento é do indivíduo para o meio.
Piaget dizia que a criança é como um pequeno cientista em constante descoberta. Ela vai construindo o próprio conhecimento à medida que interage com o ambiente e organiza suas experiências. Por isso, sua teoria é chamada de Teoria Cognitivista ou também de Epistemologia Genética porque explica a origem e o desenvolvimento do conhecimento.
Segundo Piaget, o desenvolvimento depende de um processo interno de maturação biológica, e esse processo vai determinando o que a criança é capaz ou não de compreender em cada fase.
Agora vem uma parte fundamental da teoria dele, e eu quero que você preste bastante atenção: Piaget explicava o processo de aprendizagem com base em dois mecanismos assimilação e acomodação.
Esses dois processos caminham juntos e explicam como o ser humano constrói e ajusta o conhecimento. Vamos entender direitinho.
A assimilação acontece quando a pessoa recebe uma nova informação e a encaixa dentro dos esquemas mentais que ela já possui. Ou seja, ela interpreta o novo com base no que já conhece.
Imagina que uma criança aprendeu o que é um cachorro: tem quatro patas, rabo e late. Quando ela vê outro cachorro diferente, de outra raça, ela reconhece como sendo um cachorro também. Isso é assimilação ela encaixou o novo exemplo dentro do esquema que já existia na mente dela.
Repara que nesse processo a estrutura mental da criança não muda, ela apenas incorpora novas informações dentro do que já conhece. É por isso que a gente pode dizer que a assimilação é o processo “sem ... Ler mais