Direito do Trabalho EmÁudio: Poderes do Empregador
O poder empregatício corresponde a um conjunto de prerrogativas asseguradas ao empregador, no contexto da prestação de serviços.
O poder empregatício divide-se em: poder diretivo, regulamentar, fiscalizatório e disciplinar. A seguir, analisaremos cada uma dessas 4 dimensões de poder.
O poder diretivo, também chamado de poder organizativo ou poder de comando: refere-se ao poder que o empregador tem de organizar os métodos de trabalho adotados na empresa, especificando e orientando os empregados quanto à prestação de serviços. Por exemplo: fixação do horário de trabalho.
O Poder regulamentar diz respeito à fixação de regras gerais a serem observadas pelos empregados na empresa.
A doutrina majoritária entende que a atividade regulamentar não é um poder específico, mas sim mero meio de concretização externa do poder diretivo.
O poder fiscalizatório, também chamado de poder de controle é o meio pelo qual o empregador verifica o cumprimento das tarefas executadas pelo empregado e protege seu patrimônio. Porém, há ce... Ler mais