Formato dos Documentos
E aí, galera, tudo bem? Tá pronto pra prosseguir com os conceitos de arquivologia, eles são bem simples, basta prestar atenção no que a gente tá explicando de maneira detalhada pra você correr pro braço.
Nesse bloco, iremos abordar o conceito do formato dos documentos. O formato é a configuração física de um suporte documental de acordo com a natureza e o modo como foi confeccionado. São exemplos de formatos: livro, caderno, planta, rolo de filme, cartaz, cartão, ficha, folha, entre outros.
Às vezes, os meus alunos confundem os conceitos de suporte e formato. Mas essa dica irá te ajudar a definir a diferença quando surgir essa dúvida. Olha só, sempre que estiver em dúvida a questão versa sobre o conceito de formato ou suporte lembre se que o formato deve ter um contorno específico materalizável.
Você fala a palavra e lembra do que é, por exemplo, livro. Você pensou em um livro certo? É assim. Já o suporte é o material que você está registrando a informação: Papel, Folha, Caderno, Apostila, HD, lembrou? Pois é, simples.
Vou resumir formato deve ter um contorno específico materalizável. Já o suporte é onde será registrada a informação como CD, HD, papel. Agora adivinha o que a gente vai fazer, isso mesmo? O que você mais gosta, questões.
A questão a seguir é da banca Cesp e foi aplicada na prova do Instituto Nacional do Seguro Social.
Assertiva: Formato dado a um documento de arquivo é o fator que determina o uso e o destino de armazenamento futuro desse documento. Certo ou errado?... Ler mais