Gênero Documental
Fala pessoal, tudo beleza por aí. Como anda seu estudo? Pronto para dar mais um passo no estudo dos conceitos gerais da arquivologia?
Bom, então vamos dar continuidade ao nosso estudo falando sobre o gênero documental. Gênero documental é o tipo de sistema de signos interpretáveis que foram utilizados para registrar a informação em um suporte documental. Para isso, temos alguns tipos de gêneros documentais definidos. Vamos lá que eu vou explicar cada um deles.
Os tipos de gêneros documentais são: textual, é a informação escrita. Por exemplo, qualquer documento escrito; cartográfico, que é a representação de uma área física. Por exemplo, mapas, plantas - bem intuitivo, não é mesmo?
Continuando, iconográfico, são representações estáticas de desenhos, pinturas e imagens. Como exemplo, podemos citar as fotografias, cartazes, partituras. Temos também o micrográfico, que são informações registradas em microformas, como microfilmes e microfichas.
Outro tipo de gênero documental é o filmográfico, que são as imagens em movimento. Já imaginou qual é o nosso exemplo. Isso mesmo, são os filmes. Outro tipo de gênero é o sonoro, que são informações fonográficas.
Por exemplo, as fitas de áudio. Já o informático ou digital são gravações em meio digital que precisam de equipamentos para terem as suas informações acessadas, por exemplo, os documentos em formato Doc, Dowd ou aqueles em formato PDF. Por último, temos o gênero audiovisual, que são as informações sonoras e filmográficas ao mesmo tempo, por exemplo, os filmes.
Dito isso, você já deve imaginar que é possível que um documento assuma mais de um tipo de gênero documental ao mesmo tempo. Por exemplo, eu posso ter um desenho digital com informações textuais presentes. Então teríamos os gêneros digital, iconográfico e textual ao mesmo tempo.
O que ... Ler mais