Contabilidade Geral EmÁudio: Coligadas e Controladas - Parte 2
E aí, pessoal, tudo bem?
Que tal começarmos esse áudio com uma questãozinha acerca do que estudamos no áudio anterior?
Então, bora lá, vamos aquecer!
Essa é da banca CESPE/CEBRASPE do TCE de Pernambuco e diz assim:
"Embora seja responsável pela nomeação de quatro dos cinco diretores da Companhia Beta, a Companhia Gama possui apenas 15% das ações com direito a voto da Companhia Beta. Nessa situação, a Companhia Gama deverá avaliar sua participação na Companhia Beta pelo método de custo."
Todo esse suspense pra te perguntar, e aí, já sabe a resposta?
A questão diz que a Companhia Gama possui apenas 15% das ações com direito a voto da Companhia Beta, né pessoal. Todavia, a questão também fala que Gama é responsável pela nomeação de quatro dos cinco diretores da Companhia Beta. Certo?
Por fim, é falado que a Companhia Gama deve avaliar a participação na Companhia Beta pelo método de custo. Bom, para ser método de custo, a gente sabe, a Companhia Beta não pode ser nenhuma coligada, nenhuma controlada da Companhia Gama, ok? Porque, se for, a gente deve avaliar pelo método de equivalência patrimonial, lembra, né?
Quando estudamos as coligadas, vimos que é necessário haver influência significativa para que a gente considere uma empresa como coligada. Não é mesmo?
Neste caso específico, se olharmos somente o percentual de participação, não podemos presumir que há influência significativa. P... Ler mais