Administração Financeira e Orçamentária EmÁudio: Função Alocativa
Que bom que você está aqui.
Veremos agora as funções clássicas do orçamento, começando pela função alocativa. Muito bem, em determinadas situações, o Estado intervém na economia para atingir os seus objetivos. Para fazer isso, o Estado possui uma importante ferramenta: o orçamento público.
Então, preste atenção: orçamento, dentre outras coisas, é um instrumento que o Estado utiliza para intervir na economia. Esse instrumento, portanto, cumpre três funções clássicas: função alocativa, função distributiva e função estabilizadora.
A função alocativa serve para fazer correções e ajustamentos na alocação dos recursos. Função alocativa, alocação de recursos, entendeu o porquê do nome?
Essas são nossas palavras-chave. Quando você ver a expressão "alocação de recursos públicos", abra o olho. Provavelmente estaremos falando da função alocativa. Mas como assim correções na alocação de recursos? Vamos lá.
Nem sempre o dinheiro e os investimentos de uma economia estão alocados onde o Estado e a população gostariam. Isso normalmente acontece porque a iniciativa privada não tem interesse em investir naquilo.
É nessa hora que o Estado pode intervir para corrigir essa falha de mercado. Por exemplo, imagine um país que não possui infraestrutura de telecomunicações. Lá não pega celular.
É claro que a sociedade e ... Ler mais