Administração Financeira e Orçamentária EmÁudio: Orçamento Tradicional
Muito bem, você já está entendendo que é um orçamento, não é? Ele é um moderno instrumento da administração pública, que integra o planejamento ao orçamento e ajuda o governo a atingir resultados. Mas nem sempre foi assim. Com o passar do tempo, o orçamento foi evoluindo.
Diversas formas de se elaborar um orçamento e diversas espécies de orçamento foram criadas. Veremos as principais delas, começando pelo orçamento tradicional.
O orçamento tradicional ou o orçamento clássico é um mero instrumento contábil, um pedaço de papel que prevê receitas e fixa despesas. Só isso. Ele simplesmente mostra com que o dinheiro público foi gasto. É como se o governo estivesse dizendo assim:
"Olha, sociedade, eu gastei e vou gastar o dinheiro público com isso aqui." Pronto, ok. É bom que se faça isso, mas é muito pouco.
Pense comigo, não seria legal se houvesse um planejamento? Um estudo das maiores deficiências, da maiores necessidades da população, e um plano minuciosamente traçado para resolver isso? Com objetivos, metas e muito mais? Seria ótimo, mas o orçamento tradicional não tem isso.
Essa é uma das principais características do orçamento tradicional: a falta de planejamento da ação governamental. Aqui não há preocupação nem com o planejamento e nem com as necessidades da população. Não há qualquer menção a objetivos ou metas a serem atingidas. A preocupação é atender às necessidades dos órgãos públicos, e pronto.
Por exemplo, o governo diz: "O órgão x precisa comprar dez novos computadores... Ler mais