Arquivologia EmÁudio - Norma Brasileira de Descrição Arquivística - NOBRADE
Olá amigo, aluno, tudo bem com você? Vamos dar início ao estudo de cada uma de nossas normas arquivísticas. Nesta aula EmÁudio, o assunto é a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, a Nobrade. Aqui vou falar mais das siglas, por mais estranho que possa parecer, mas normalmente as bancas cobram desta forma. Tudo bem? Preparados? Então vamos nessa!
A Nobrade é a norma brasileira que recomenda como os instrumentos de pesquisa devem ser elaborados. Como a descrição deve ser feita de modo a contemplar de forma eficiente os documentos de valor secundário das instituições. Agora você deve estar se perguntando, instrumentos de pesquisa? Sim, é isso mesmo. Os instrumentos de pesquisa são uma espécie de guia para os pesquisadores. Através destes instrumentos de pesquisa, é possível ter acesso aos documentos de forma mais rápida e pontual.
Agora vamos às principais características da Nobrade. A primeira coisa que você precisa saber é que ela não é uma tradução de outras normas internacionais. As bancas vão dizer que ela é uma tradução da ISAD (G). Isso não é verdade. A ISAD (G), como iremos ver mais à frente, é uma norma geral. A Nobrade é uma norma brasileira que segue as normas gerais. O que podemos dizer é que a Nobrade foi baseada nelas, mas não é uma tradução. Outra característica da Nobrade é que ela é voltada para a descrição da fase permanente, mas não a restringe para esse arquivo. Além disso, a norma brasileira de descrição arquivística interfere ao mínimo possível na forma ... Ler mais