Áudio aula | 04 - Áreas da Norma Brasileira de Descrição Arquivística | Arquivologia | EmÁudio Concursos

Arquivologia EmÁudio - Áreas da Norma Brasileira de Descrição Arquivística

Olá amigo! Tudo bem? Espero que sim e também espero que você esteja firme nos estudos das nossas normas arquivísticas. Nesta aula EmÁudio vou dar sequência à Nobrade, a nossa Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Na aula passada eu trouxe pra você as características e elementos obrigatórios da Nobrade.

Agora vamos conhecer as suas áreas, uma vez que as descrições devem ficar estruturadas e sistematizadas. Todas as áreas possuem um título, um objetivo, as regras gerais aplicáveis, os comentários e os procedimentos que detalham as regras gerais. Por fim, ainda temos os exemplos ilustrativos de maneira de uso do elemento e interpretação de suas regras.

Vamos às suas definições? A área de identificação é onde se registra informação essencial. A área de contextualização, por sua vez, é onde se armazena a informação sobre a proveniência e custódia. Já a área de conteúdo e estrutura é o local em que se anotam as informações sobre o assunto e a organização.

Temos ainda a área de condições de acesso e uso, área responsável sobre o acesso à unidade de descrição.  A área de fontes relacionadas é onde se registra informações sobre outras fontes que possuem importante relação com a unidade de descrição, bem parecido com a área de notas. A diferença é que nas notas são registrados detalhes sobre o estado de conservação ou qualquer outra informação que não esteja presente nas áreas anteriores.

Tocar

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Arquivologia - Descrição Arquivística - 04 - Áreas da Norma Brasileira de Descrição Arquivística: SAIBA MAIS