Arquivologia EmÁudio - Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística
Olá, meu amigo! Tudo bem? Espero que sim! Nesta nossa aula EmÁudio, vamos falar da ISAD (G), a nossa norma geral internacional de descrição arquivística. Vamos nessa? Aumente o volume aí e preste bem atenção. Todas as normas serão estudadas a partir das suas principais características, que são necessárias para entendermos o conteúdo.
Então ao estudarmos a ISAD (G), vamos verificar essas características e estudar sobre os elementos obrigatórios, níveis de descrição e áreas. Tudo bem? A ISAD (G) é usada em conjunto com as outras normas ou como base para sua criação. Lembra da Nobrade? Pois é, ela é uma base da ISAD (G). A norma geral internacional não define formatos de saída ou o modo pelo qual os documentos são apresentados. Ela é usada em conjunção com outras normas ou como base para a criação de outras normas. Vou falar um pouco das regras gerais que constam nesta norma. Tudo bem? Preste bem atenção.
A ISAD (G) possui algumas regras gerais que, entre outras coisas, visam assegurar a criação de descrições consistentes, apropriadas e autoexplicativas. Além disso, essas regras gerais facilitam a recuperação e a troca de informação sobre documentos arquivísticos e possibilitam o compartilhamento de dados de autoridade. Não menos importante, outra regra geral é a tornar possível a integração de descrições de diferentes arquivos em um sistema unificado de informação.
Algo bem importante a ser dito é que a ISAD (G) não dá qualquer suporte para documentos especiais. Para estes documentos... Ler mais