Arquivologia EmÁudio: E-ARQ Brasil
Olá, querido aluno! Tudo bem? Vamos dar sequência ao nosso estudo sobre arquivologia. Hoje, mais precisamente, é o E-ARQ Brasil. Preparado? Aumente o volume e venha comigo.
Nas aulas anteriores, eu já contextualizei para você o que é o E-ARQ Brasil. Boa parte dos documentos hoje em dia estão sendo produzidos digitalmente. Portanto, tenho que fazer a gestão digital por meio do SIGAD. Só que o SIGAD não pode ser a casa da mãe Joana. Por isso, temos que melhorar o sistema existente a partir de requisitos pré-definidos.
Qual instrumento proporciona esses requisitos? E-ARQ Brasil, antes que eu possa falar do E-ARQ, quero que você pense nele assim.
A gestão convencional de documentos tem que ter um plano de classificação certo. Então, no SIGAD, eu tenho que utilizar um plano de classificação. Se eu tenho que utilizar o plano de classificação, o E-ARQ vai me dizer quais são os requisitos necessários em nível de importância que eu devo ter no meu SIGAD sobre o plano de classificação.
Isso é o E-ARQ. Ele vai dizer como todos os procedimentos de gestão arquivística devem funcionar em nível de importância dentro de um SIGAD.
Sabendo disso, agora quero que você se atente aos requisitos. Os requisitos foram classificados de acordo com o grau maior ou menor de exigência para que o SIGAD possa desempenhar suas funções. Eles podem ser obrigatórios, altamente desejáveis ou facultativos.
Vou explicar um pouco melhor. Os requisitos obrigatórios são aqueles que o SIGAD tem que fazer alguma coisa. O... Ler mais