Auditoria EmÁudio: Normas do IIA
Meus queridos concurseiros, como vocês estão? Já conseguem visualizar o dia em que estarão assinando o termo de posse do seu concurso dos sonhos? Claro que sim, não é mesmo? Estudando aqui com a gente, eu tenho certeza que você será capaz de alcançar seus objetivos em breve, apenas seja persistente.
Neste EmÁudio, vamos falar um pouquinho sobre o propósito das normas de auditoria do Instituto de Auditores Internos - IIA. Vocês já devem estar cansados de saber do que se trata o IAA, não é mesmo? Mas apenas para relembrar, é o Instituto de Liderança Global define que as normas de auditoria interna. Voltando.
Com base nas diretirzes definidas pelo Istituto o propósito de auditoria são: fornecer uma estrutura para a execução e promoção de um amplo espectro de atividades de auditoria interna de valor agregado. Estabelecer as bases para a avaliação de desempenho da auditoria interna e fomentar a melhoria dos processos e operações organizacionais.
Como esse é um assunto importante, vou repetir para você guardar quais são os propósitos das normas de auditoria. Vamos lá, mais uma vez: fornecer uma estrutura para a execução e promoção de um amplo espectro de atividades de auditoria interna de valor agregado, estabelecer as bases para a avaliação de desempenho da auditoria interna e fomentar a melhoria dos processos e operações organizacionais.
Outro ponto que precisamos destacar são algumas normas essenciais para a auditoria interna. Segundo o IIA, as normas que iremos descrever a seguir são vitais para a prática de uma auditoria interna com qualidade. Essas normas compreendem: normas de atributos, normas de desempenho e normas de implantação. Calma, como é de costume, eu vou explicar detalhadamente cada uma delas. Respira fundo e vem comigo.
As normas de atributos, definidas como "Série 1000", tratam das responsabilidades, atitudes e ações da auditoria interna das organizações e dos indivíduos que realizam auditoria interna. Existe apenas um conjunto de nor... Ler mais