Auditoria EmÁudio: Normas de Desempenho - Série 2000, Série 2100
Fala pessoal! Tudo bem?
Nesta aula, iremos abordar os conceitos que envolvem as normas de desempenho ou Série 2000, que descrevem a natureza das atividades da auditoria interna e apresentam critérios de qualidade de desempenho destes serviços.
Essas normas de desempenho são divididas em 2000: Gerenciamento da atividade de Auditoria Interna; 2100: Natureza do Trabalho; 2200: Planejamento dos Trabalhos de Auditoria; 2300: Execução do Trabalho de Auditoria; 2400: Comunicação de Resultados; 2500: Monitoração do Progresso; 2600: Resolução da Aceitação de Riscos pela Administração. Você já sabe que irei detalhar cada uma dessas divisões para que seu estudo seja o mais completo possível para te levar até a aprovação.
Inicialmente, vamos falar sobre a 2000: Gerenciamento da atividade e auditoria interna. A atividade de auditoria interna deve ser gerenciada de forma eficaz, de modo a agregar valor à instituição. A atividade de auditoria interna agrega valor à organização e às suas partes interessadas quando proporciona avaliação objetiva e relevante e contribui para a eficácia e eficiência dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controle ao planejamento.
Com relação ao planejamento, o executivo-chefe de auditoria deve estabelecer um plano baseado em riscos para determinar as prioridades da atividade de auditoria interna, de forma consistente com as metas da organização. O planejamento dos trabalhos da atividade de auditoria interna deve ser baseado em uma avaliação de risco documentada, realizada pelo menos anualmente. Portanto, a avaliação de risco deve ser feita ao menos ... Ler mais