Auditoria EmÁudio: Operacionalização das Atividades de Auditoria Interna - Parte II
Olá, vamos continuar nossos estudos! Bora ser aprovado? Aumento o som aí. Finalizamos o áudio passado falando da designação do auditor responsável pela coordenação dos trabalhos, lembra? Lembra também que te falei que essa ordem não acontecerá necessariamente do jeito que te falei. Beleza.
Prosseguindo temos a execução do trabalho de auditoria. Durante a execução do trabalho, os AIG devem executar os testes definidos no programa de trabalho com a finalidade de identificar informações suficientes, confiáveis, relevantes e úteis.
Para a execução adequada dos trabalhos os auditores devem ter livre acesso a todas as dependências da unidade auditada, assim como a seus servidores ou empregados, informações, processos, bancos de dados e sistemas. Tudo isso será importantíssimo para a execução do trabalho dos auditores.
As eventuais limitações de acesso devem ser comunicadas de imediato e por escrito à alta administração ou ao conselho, se houver, com solicitação de adoção das providências necessárias para a continuidade dos trabalhos de auditoria.
Os AIG devem analisar e avaliar as informações identificadas a partir da aplicação apropriada de técnicas e testes, comparando-as com os critérios na fase de planejamento do trabalho, a fim de obter conclusões que permitam a formação de opinião fundamentada.
As análises realizadas e as evidências produzidas ou coletadas pelos auditores internos governamentais em decorrência dos exames realizados devem ser documentadas em papéis de trabalho. As evidências devem estar organizadas e referenciadas apropriadamente, e constituir informações suficientes, confiáveis, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a suportar as conclusões expressas na comunicação dos resultados dos trabalhos dos auditores.
Os papéis de trabalho devem ser organizados de forma a permitir a identificação dos responsáveis por sua elaboração e revisão. A revisão dos papéis de trabalho deve ser realizada com a finalidade de assegurar que o trabalho foi desenvolvido com consistência técnica, que seguiu o planejamento estipulado, e que as conclusões e os resultados da auditoria estão adequadamente documentados.
Os trabalhos de auditoria interna devem ser adequadamente supervisionados, de forma a assegurar o alcance dos objetivos, a consistência dos julgamentos profissionais significativos realizados no decorrer do trabalho e a qualidade dos produtos da auditoria. O responsável pela UAIG tem a responsabilidade geral pela supervisão dos trabalhos, a qual pode ser delegada, sem prejuízo de sua responsabilidade, a integrantes do quadro funcional da UAIG, com conhecimentos técnicos e experiências suficientes.
A supervisão deve ser exercida durante to... Ler mais