Administração Financeira e Orçamentária EmÁudio: Princípio do Orçamento Bruto
Olá! Que bom ver você por aqui, coloque um sorriso no rosto e preste atenção! Agora vamos conversar sobre o princípio do orçamento bruto.
Primeiro, eu quero que você imagine que está indo a um restaurante. Você pede entrada, prato principal, sobremesa, bebidas, um cafezinho e, finalmente, pede a conta. O garçom, então, traz pra você um papel mostrando somente o valor total da sua conta.
E aí, o que você acha disso? Você confia nesse valor? Você prefere ver só o valor total da sua conta ou prefere ver quanto custou cada item e a soma deles? É claro que a segunda opção não é. Assim, você pode conferir se o preço de cada item está correto e se algum item foi indevidamente adicionado à sua conta. Desse jeito, tudo fica muito mais transparente.
É exatamente esse o objetivo do princípio do orçamento bruto. Transparência. Nesse sentido, o princípio do Orçamento Bruto veda que as despesas ou receitas sejam incluídas no orçamento, nos seus montantes líquidos, isto é, as despesas e receitas devem ser mostradas em seus valores brutos. Por isso o nome, princípio do orçamento bruto. Vou lhe dar um exemplo.
Digamos que um ente tenha uma receita de arrecadação de tributos prevista de 100 mil reais... Ler mais