Auditoria EmÁudio: Conceito de Auditoria
Estamos de volta, vamos lá. Vamos aprender o conceito de auditoria.
Auditoria é um exame cuidadoso e independente das atividades desenvolvidas em determinada empresa, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas aos objetivos traçados pela empresa.
Entenda caro aluno que existem vários conceitos para a definição de auditoria. De forma bastante simples, pode-se definir a auditoria como exame independente e objetivo de uma situação ou condição em confronto com um critério ou padrão pré-estabelecido, para que se possa opinar ou comentar a respeito para um destinatário pré-determinado.
Podemos sintetizar a essência da auditoria dessa forma. Consiste no confronto entre uma condição e um parâmetro.
O Conselho Federal de Contabilidade, por sua vez, define a auditoria como um conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de um parecer sobre a adequação ... Ler mais