Auditoria EmÁudio: Tipos de Auditoria
Olá, amigo. Está conseguindo compreender até aqui? Iremos começar agora o estudo sobre os tipos de auditoria mais cobrados pelas bancas.
Entenda que cada autor ou órgão público pode definir uma classificação de auditoria própria, o que torna esse tópico bastante complexo. Entretanto, estudaremos as principais classificações e as mais prováveis de serem exigidas pelas bancas organizadoras.
Em um primeiro momento, vamos classificar a auditoria segundo o ambiente na qual está inserida. Desta forma, a auditoria classifica-se em auditoria privada e auditoria governamental. Mas isso você já sabe, não é mesmo?
Para relembrar, Auditoria governamental também chamada de Auditoria pública ou Auditoria do setor público, segundo a Controladoria Geral da União, CGU, é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública pelos processos e resultados gerenciais e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado mediante a confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério técnico, operacional ou legal.
A Auditoria governamental tem por objetivo primordial garantir resultados operacionais na gerência da coisa pública. A Auditoria governamental engloba todas as esferas do governo e níveis de Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, e também alcança as pessoas jurídicas de direito privado caso utilizem recursos públicos, pode ser dividida em auditoria tributária e auditoria de gestão pública.
A Auditoria governamental tributária é aquela realizada pelo governo sobre o patrimônio privado, com a finalidade de identificar e corrigir as atitudes contributivas, principalmente nas áreas de impostos, taxas e contribuições.
Por exemplo: A auditoria governamental tributária acontece quando um auditor da Receita Federal fiscaliza as empresas, visando exigir os tributos por elas devidos.
Já a auditoria de gestão pública é realizada pelo Estado visando ao controle de sua gestão, observando os princípios gerais da administração pública: moralidade, publicidade, legalidade, impessoalidade e eficiência.
Por exemplo, acontece quando um auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) fiscaliza as contas dos administradores públicos do governo federal. Por sua vez, a auditoria privada é auditoria realizada no âmbito das empresas privadas, podendo ser dividida em auditoria externa e auditoria interna.
A auditoria externa ou auditoria independente, como já vimos, é o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de uma opinião independente sobre as demonstrações contábeis das empresas em relação à sua adequação aos princípios da contabilidade e à legisla... Ler mais