Auditoria EmÁudio: Auditoria Externa x Auditoria Interna
Estamos de volta. Vimos até aqui que a auditoria privada é dividida em auditoria externa e auditoria interna. Veremos agora as diferenças entre esses dois tipos de auditoria.
Vamos começar falando sobre auditoria interna.
Auditoria interna funciona como um instrumento de apoio à gestão e objetiva verificar se o controle interno está em efetivo funcionamento, proferindo o auditor quando cabível sugestão de melhoria para tais controles, ou mesmo a implantação de controles, caso não existam.
Constitui um conjunto de procedimentos que objetivam examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade.
Assim, podemos definir auditoria interna como uma atividade de avaliação independente dentro da empresa, que se destina a revisar as operações e emitir uma opinião sobre elas, sendo considerada um serviço prestado à administração.
Constitui um controle gerencial que funciona por meio da análise e avaliação da eficiência de outros controles, é executada por um profissional ligado à empresa ou por uma seção própria para tal fim, sempre em linha de dependência empresarial.
Auditor interno é pessoa de confiança dos dirigentes, está vinculado à empresa por contrato trabalhista continuado e sua intervenção é permanente. Sua área de atuação envolve todas as atividades da empresa, predomina a verificação constante dos controles internos e a execução de rotinas administrativas.
O objetivo da auditoria interna é auxiliar todos os membros da administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades, fornecendo-lhes análises, recomendações e comentários pertinentes às atividades examinadas.
A auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações metodologicamente estruturados para avaliação da integridade, adequação, efi... Ler mais