Auditoria EmÁudio: Exigências Éticas Relevantes a uma Auditoria
Olá, amigo. Bem-vindo a mais um áudio. Veremos agora alguns conceitos importantes para o nosso curso. Vamos lá!
Aprendemos no áudio passado sobre os princípios fundamentais da ética profissional dos auditores. Pois bem, daremos continuidade a esse tema, trazendo mais conceitos relacionados à ética profissional. Começaremos com o conceito de independência.
O Código de Ética Profissional do Contabilista, assim como as normas profissionais do Conselho Federal de Contabilidade, exigem que o auditor seja independente da entidade sujeita à auditoria.
A independência do auditor frente à entidade protege a capacidade do auditor de formar sua opinião de auditoria, sem ser afetado por influências que poderiam comprometer essa opinião.
A independência aprimora a capacidade do auditor de atuar com integridade, ser objetivo e manter postura de ceticismo profissional. Portanto, podemos dizer que a independência do auditor dá credibilidade às suas opiniões sobre as demonstrações financeiras de uma entidade.
É preciso saber que não basta ser independente e agir com independência, é necessário também parecer independente. Nesse sentido, a independência compreende independência de pensamento e aparência de independência.
Os auditores devem ser independentes de fato e de aparência. Não devem auditar empresas que tenham interesse financeiro direto ou indireto, ou que mantenham parentesco com elementos-chave da administração, ou qualquer outra situação que os... Ler mais