Contabilidade Geral EmÁudio: Amortização - Parte 2
Olá, minha turma querida de contabilidade, tudo bem?
Bora para dar um exemplo prático, então, de amortização utilizando o método linear, lembra? Então, vamos nessa!
Imagine aí, turma, que temos um ativo intangível cujo valor de custo tenha sido 1.000 reais, tá. Para procedermos a amortização de tal ativo, precisaremos de algumas informações, como vida útil e valor residual, certo? Vamos começar pela vida útil.
Digamos que a vida útil desse ativo seja de 5 anos, beleza! Se transformarmos para meses, teremos uma vida útil de 60 meses. Show!
Agora vamos falar do valor residual.
Imagine que o valor residual é de 100 reais, ou seja, ao final da vida útil desse ativo, eu consigo vender ele por 100 reais. Esses 100 reais seria já o valor líquido das despesas de venda, ok? Vamos prosseguir então.
Agora precisaremos calcular o valor amortizável. Como faremos isso?
É simples. Vamos pegar o nosso valor de custo e deduzir o valor residual. Nosso valor de custo é 1.000 reais, né? E nosso valor residual é 100 reais.
Se fizermos essa continha básica de 1.000 reais menos 100 reais, veremos que o valor amortizável é igual a 900 reais.
Agora se liga nesse próximo passo.
A gente vai dividir o valor amortizável pelo período correspondente à vida útil do ativo. Para tanto, teremos 900 reais de valor amortizável e 60 meses de vida útil. Assim, temos que 900 dividido por 60 é igual a 15. Ou seja, a nossa amortização mensal do ativo será de 15 reais.
Agora, turma, se eu quiser saber o valor da amortização anual em vez de mensal, basta considerar a vida útil em anos. Então, seria 900 dividido por 5 anos, que totalizaria 180 reais. Mas bora ficar com o valor de 15 reais mensais na cabeça para os próximos passos que iremos dar aqui, ok? Marca aí 15 reais.
Pergunto para você, como fazer o lançamento contábil da amortização mensal?
Galera, é bem simples, vou passar pra você. Teremos um débito na conta de despesa de amortização, no valor de 15 reais, e teremos um crédito na conta amortização acumulada, também no valor de 15 reais. Isso mesmo, débito em despesa de amortização e crédito em amortização acumulada.
A despesa de amortização, como o nome sugere, é uma despesa, ou seja, uma conta de resultado.
Já a conta amortização acumulada é uma conta redutora do ativo. Em termos práticos, ela vai estar reduzindo o valor do nosso ativo intangível.
Então, teremos o nosso intangível, o valor de custo, e uma conta redutora chamada amortização acumulada, que mostra o valor que já foi amortizado do intangível.
Turma, a ideia é essa, tá? Não é algo difícil, mas se você está começando a aprender contabilidade por agora, deve treinar bastante essa parte de amortização para fixar bem isso na sua mente, tá legal?
Tenho só mais duas coisas para falar.
A primeira é que alguns tipos de ativos sofrem amortização, outros sofrem a chamada de... Ler mais