Comércio Internacional EmÁudio: Introdução ao Comércio Internacional
Que bom que está aqui. Preparado para começar?
Vamos começar nosso curso apresentando a evolução histórica do comércio internacional e sua relação com a matéria aduaneira. Vamos apresentar de forma sintética as teorias do comércio internacional, o que são políticas comerciais, seus instrumentos e o conceito de política comercial e estratégica. Destaco que esta parte introdutória é de fundamental importância para o desenvolvimento de nossos estudos e será complementada com o conteúdo das demais aulas, de forma a fechar o nosso programa com a compreensão básica do comércio internacional e como ele será cobrado na prova.
Então, vamos lá.
Começaremos com uma questão básica: Para que serve o comércio e por que ele é importante? Essa questão é objeto de diversos estudos da ciência econômica, que aponta para sua relevância para a riqueza das nações. Inúmeras teorias do comércio procuram explicar seu fundamento, suas vantagens e seus efeitos econômicos, especialmente sobre a dimensão internacional.
O homem comercializa com o objetivo de maximizar sua riqueza e aumentar seu bem-estar, de forma a satisfazer suas necessidades básicas e seus desejos por outros produtos. A questão está ligada ao dilema: comercializar ou estocar? Qual a melhor alternativa considerando um excedente de produção? Por que comercializamos o excedente, se podemos acumular o bem para um momento de escassez?
O comércio se desenvolve à medida que o detentor de algum bem ou serviço, ao invés de acumulá-lo, resolve trocá-lo por outro bem ou serviço ou seu valor correspondente em moeda ou outro ativo, por entender que tal troca seria a mais vantajosa. Em sua fase primitiva, estava associado a um exc... Ler mais