Comércio Internacional em Áudio: Principais características das teorias do comércio internacional
Olá, no áudio passado estudamos algumas teorias do comércio internacional. Nessa aula vamos destacar as principais características de cada teoria do comércio internacional. Preparados?
No Século X, no pós-guerra, ocorreu uma mudança significativa no comércio internacional e no papel da aduana. Com a economia Europeia bastante debilitada, o comércio internacional se tornou sujeito a uma crescente variedade de restrições com a implantação de medidas protecionistas que visavam a proteção de seu mercado interno no reduzido mundial, prolongando o quadro recessivo das economias e diminuindo ainda mais o mercado mundial.
Diante desse quadro, as potências aliadas reunidas em Bretton Woods em 1944 concluíram pela necessidade de reconstrução da economia mundial, fundando uma nova ordem econômica baseada em três instituições. Vamos lá?
A primeira é o Fundo Monetário Internacional. A segunda é o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento e a terceira tentativa de criação da Organização Internacional de Comércio (OIC), cujos reflexos no comércio internacional se refletem até os dias atuais.
Entre as medidas propostas, encontravam-se aquela de construção de uma nova ordem jurídica que garantisse a tutela jurisdicional em tribunais internacionais e nacionais. Em 1947 foi instituído o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, conhecido como GATT. Com o objetivo de reconstrução do comércio internacional e sua regulamentação.
O preâmbulo do GATT de 1947 o seguinte (aumenta o som que eu vou citar):
"Reconhecendo que suas relações no domínio comercial e econômico devem ser orientadas no sentido de elevar os padrões de vida, de assegurar um emprego pleno e um alto e sempre crescente nível de rendimento real e de procura efetiva, para a mais ampla exploração dos recursos mundiais, e a expansão da produção e das tr... Ler mais