Comércio Internacional EmÁudio: Livre Cambismo
Olá! Que belo dia! Nesse áudio vamos falar sobre o livre cambismo. Vamos lá?
Vamos começar falando sobre a doutrina econômica. A doutrina econômica nos apresentou as vantagens do comércio internacional. Para Krugman, os países participam do comércio internacional primeiro porque diferem um dos outros de forma a se especializarem na produção daquilo que fazem melhor em relação aos demais. E segundo, para obter economias de escala, de forma a produzirem numa escala maior e mais eficiente do que se tentassem produzir todos os bens de que necessitam. Ou seja, na busca pela eficiência produtiva e maximização de sua renda.
Também temos o argumento do bem-estar na disponibilidade de produtos para consumo que não estariam disponíveis caso não houvesse o comércio internacional. O livre cambismo é um ideal buscado pelos economistas liberais desde Adam Smith. Lembra dele? Pelo qual a política comercial deveria se guiar, ou seja, a busca pela ausência de restrições às importações e exportações, deixando a regulação por conta do mercado. Segundo o modelo econômico, as medidas que procuram restringir o livre comércio têm perdas de eficiência econômica, inclusive de renda.
No livre cambismo não há barreiras legais ou regulamentares ao comércio que seria regulado pelo próprio mercado, com a especialização da produção, através das vantagens comparativas de cada país. Além da economia de escala, aproximando do modelo de concorrência perfeita. Trata-se de um ideal utópico mais teórico do que prático, especialmente considerando o nosso país, não é mesmo?
Logicamente, o ideal de livre comércio, ao ser adotado por cada país, deve ser ajustado para as pos... Ler mais