Comércio Internacional EmÁudio: Protecionismo - Parte 2
Olá, seja bem-vindo! No áudio passado, explicamos os argumentos protecionistas. Então, vamos continuar nosso assunto sobre protecionismo, porque está muito legal, né? Vamos lá.
O Protecionismo foi adotado como base para a formulação de algumas relevantes políticas comerciais ao longo do último século, especialmente em países em desenvolvimento. O objetivo era a promoção da industrialização e enfrentar o desenvolvimento desigual da economia doméstica.
Atenção, meu querido aluno e minha querida aluna. Desde a Segunda Guerra Mundial até os anos setenta, diversos países em desenvolvimento adotaram a política de industrialização pela substituição de importações. Trata-se de uma política comercial que procura incentivar a indústria nacional, limitando as importações de bens manufaturados. Tudo certo? Legal, né?
Só com a adoção de medidas protecionistas o produto importado ficaria caro ou mesmo proibido, de forma que todo o mercado consumidor doméstico ficaria à disposição dos fabricantes de bens nacionais? Sabe quais são os principais argumentos da defesa da política de ... Ler mais