Áudio aula | 01 - Conceito Sistema Financeiro Nacional | Conhecimentos Bancários | EmÁudio Concursos

Sistema Financeiro Nacional: Conceito do sistema financeiro nacional

Olá, seja muito bem-vindo. E aí, turma, vamos nessa antes de apresentar o que é o sistema financeiro nacional? Vamos destrinchar esse título, né? Apontando o significado de cada palavra para que fique bem claro para você. O sistema é um conjunto de elementos que, juntos, formam um todo organizado. O financeiro é referente às finanças. O manejo do dinheiro nacional pertence à nação, no caso, o Brasil.

Pois bem, aluno e aluna do EmÁudio, o sistema financeiro nacional é o conjunto de instituições que compõem o mercado financeiro do Brasil, ou seja, o sistema financeiro nacional não é uma instituição só, mas sim o total de instituições que atuam nas finanças do país. O principal objetivo pessoal desse conjunto de instituições do sistema financeiro nacional é permitir um fluxo de capital entre os agentes econômicos.

Aí lá vem a pergunta no meio da sala. Como assim, professor? Os agentes econômicos são todos aqueles que lidam com o dinheiro e podem realizar operações econômicas com ele, ou seja, você, eu as empresas. Portanto, o sistema financeiro nacional visa permitir que os recursos econômicos possam circular entre todos nós. Logo, por meio da intermediação de uma instituição. O Sistema Financeiro Nacional permite que haja transferência de recursos dos superavitários para os deficitários.

Agora respira, toma a água, que o que eu vou te falar é ultra importante. Abre bem os ouvidinhos aí. Os superavitários são os poupadores, aqueles que juntam e guardam o dinheiro. Já o deficitário é aquele que, como o nome diz, né? Está em déficit. Está carente de dinheiro sendo um tomador de recursos financeiros.

Porém, turma, essa transferência de recursos financeiros não ocorre de forma direta, tá? O poupador não vai direto ao deficitário e empresta seu dinheiro, até porque ele não tem segurança alguma. Ele coloca seu dinheiro em uma instituição financeira, como o banco, onde terá garantias e proteção, e a instituição empresta ao deficitário. Dessa forma, a instituição financeira faz a intermediação financeira.

Tudo certo, vou continuar. Definição dada ao Sistema Financeiro Nacional, no site do Banco Central do Brasil é a seguinte: Sistema Financeiro Nacional é formado por um conjunto de entidades e instituições que promovem a intermediação financeira, isto é, o encontro entre credores e tomadores de recursos por meio do sistema financeiro, onde as pessoas, as empresas e o governo circulam a maior parte de seus ativos, pagam suas dívidas e realizam seus investimentos.

Perfeita definição. E você já consegue perceber o quão importante é o sistema financeiro nacional? Vou falar uma situação hipotética, tá, aumenta o som! Aí! João quer abrir um restaurante e chega à conclusão que precisará investir cem mil reais. Porém, gente, ele tem apenas dez mil guardados. Ele sabe que precisará pegar o dinheiro emprestado, porém seu país não tem um sistema financeiro. João então recorre aos amigos, mas não consegue nada além de mil reais.

Diante disso, ele tem uma ideia brilhante: ir às ruas, apresentar seu projeto, até que encontre alguém que acredite nele e esteja disposto a investir seu dinheiro guardado. João fez isso por dois meses e até encontrou algumas pessoas que lhe deram atenção, mas elas desistiam por um motivo: falta de segurança. E, se você falir, perg... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Conhecimentos Bancários - Sistema Financeiro Nacional - 01 - Conceito Sistema Financeiro Nacional: SAIBA MAIS