Sistema Financeiro Nacional: Entidades supervisoras
Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite! Tudo Bem! Hoje vamos falar sobre as entidades supervisoras. Tá legal preparado? Aumenta o som aí turma.
As entidades supervisoras têm, por atribuição aplicar as regras definidas pelos órgãos normativos e fiscalizar o seu respectivo cumprimento por parte das instituições que compõem o Subsistema de Intermediação Financeira, os operadores, em suma pessoal, elas supervisionam as instituições financeiras garantindo que as normas sejam cumpridas. Temos quatro entidades supervisoras, tá que também atuam em seu respectivo setor.
As entidades supervisoras estão vinculadas ao Ministério da Economia e subordinadas aos respectivos órgãos normativos. Vamos lá O Banco Central do Brasil, chamado de BACEN? Ou BCB e a Comissão de Valores Mobiliários CVM são subordinados ao Conselho Monetário Nacional CMN Mas atenção tá o Bacen, possui autonomia frente ao Ministério da Economia? Na verdade, ele não está vinculado a nenhum ministério.
Lei Complementar 179 de 2021, mas fique tranquilo, estudaremos isso mais à frente. A Superintendência de Seguros Privados é subordinada ao Conselho Nacional de Seguros Privados... Ler mais