Sistema Financeiro Nacional: Subsistemas
Olá Beleza! Hoje vamos falar sobre subsistemas. Preparado para aprender um pouquinho mais? Vamos lá? Bom, agora que você já entendeu bem essa divisão por agentes, vou te apresentar outra forma de classificar o sistema financeiro nacional, em dois subsistemas: normativo e operacional.
O subsistema normativo é composto por órgãos normativos e entidades supervisoras. E o subsistema operacional de Intermediação Financeira é composto pelos operadores. Fácil, né? É importante pessoal saber essa divisão, pois muitas bancas a consideram na hora de elaborar a questão. Tá sendo muito cobrada, então a gente pede total atenção, vamos lá agora. Presta atenção aqui, oh, vou falar sobre cada subsistema, tá. Aumenta o som e vem comigo, gente!
O subsistema normativo é responsável por determinar as normas e diretrizes e colocá-las em prática, supervisionando as instituições financeiras. É composto pelos órgãos normativos e entidades supervisoras. Subsistema operacional atua diretamente no mercado, fazendo a intermediação financeira, composto pelos operadores.
É professor, não entendi como a entidade supervisora está no subsistema normativo, se não é ela quem faz as normas realmente, em regra, ela não determina as normas, entendeu? Mas em algumas ocasiões ela também participa desse processo. Além disso, pessoal, é ela quem faz com que as normas sejam cumpridas. Beleza aí vamos fazer algumas questõezinhas para fixar bem o conteúdo. Vamos lá?
Questão um: O sistema normativo é composto pelas entidades que regulam e fiscalizam o funcionamento do sistema financeiro naci... Ler mais