Tecnologia da Informação EmÁudio: Arquitetura, SGBD's e SBD's - Parte 2
Fala, jovem. Sem enrolação, bora continuar nosso papo sobre os meninos SGBD e sobre SBD. Som na caixa! Agora vamos entrar em maiores detalhes, tá? Sobre o que faz o sistema de gerenciamento de banco de dados o SGBD e como podemos definir um sistema de banco de dados. O SBD. Foque em mim. Vem comigo.
O SGBD, o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é um conjunto de programas complexos que são utilizados para criar e gerenciar bancos de dados.
O SGBD fornece ferramentas para que se gerencie os dados e seus metadados armazenados, bem como fornece interfaces de acesso para que usuários e programas de aplicação sejam capazes de acessar os dados contidos nos bancos de dados.
Jovem, os SGBDs permitem que se realize várias tarefas, como definir, construir, manipular e compartilhar bancos de dados, dentre outras funções. Esses sistemas costumam ser conjuntos de softwares complexos que contam com inúmeras funcionalidades.
Quando descrevemos a arquitetura de um banco de dados, pode parecer simples a tarefa de servir de ponte entre os dados e os seus usuários mas veremos que não é bem assim.
Os SGBDs tratam de conjuntos de dados que podem ser muito grandes e podem ser acessados por milhares de pessoas ao mesmo tempo. Isso tudo requer uma série de cuidados e mecanismos para garantir características como a disponibilidade, a confiabilidade e a integridade dos dados armazenados. Como citam ElMasri e Navathe, os SGBDs têm quatro funções principais. Vamos a elas: definição, construção, manipulação e compartilhamento.
A função de definição de dados envolve especificar quais serão as estruturas que armazenarão os dados, os tipos desses dados e demais restrições que serão impostas no modelo. Essas demais restrições dizem respeito à implementação de regras de negócio definidas nas fases de projeto do sistema. Por exemplo, turma, podem ser criadas regras a respeito de campos que devem ter valores únicos, dados que não podem ficar em branco e por aí vai. Muito bem.
Agora, a função de construção diz respeito à criação do banco de dados propriamente dito, que, como ouvimos, é uma estrutura virtual de armazenamento controlada pelo SGBD. O SGBD gerencia uma camada de abstração entre a definição das tabelas e suas colunas e ... Ler mais