Tecnologia Da Informação EmÁudio: Características Da Abordagem De Banco De Dados - Parte um
Fala, jovem. Tudo bem? Pessoal, já ouviu falar das características da abordagem de banco de dados? Não? Calma, não precisa se desesperar. Neste em áudio, vou te explicar tudinho, som na caixa e cola em mim aqui. Muito bem, turma.
Agora que conseguimos entender o que é um banco de dados e suas principais características, precisamos entender os motivos que levam essa abordagem a ser mais interessante do que se utilizar arquivos de dados convencionais, como Planilhas no Excel ou documentos de texto contendo os nossos dados. Não é? É isso que vamos discutir agora vem comigo.
Gente, a abordagem tradicional de se trabalhar com dados em programas de computador envolve a utilização de processamento de arquivos. Ok? Esses arquivos são arquivos de dados convencionais. Podem ser planilhas no Excel, muito comumente utilizado nas empresas, como também arquivos no formato CSV, com CEPRA e outros diversos formatos.
Nessa abordagem, cada programa de aplicação mantém seu próprio conjunto de arquivos com os dados necessários para seu funcionamento. Por exemplo, considere que um órgão público possui, dentre outros, os programas de Portal da Transparência, cadastro de fichas funcionais e pontos eletrônicos.
Na abordagem tradicional de processamento de arquivos, o desenvolvedor de cada sistema constrói um tipo de arquivo que contém os dados necessários para esse sistema. Nesse cenário, turma, mesmo que esses três sistemas desse órgão público utilizem dados similares, cada um terá seu arquivo de dados específico.
Então, o Portal da Transparência pode armazenar dados de servidores em um arquivo CSV, o cadastro de fichas funcionais, uma planilha no Excel e o ponto eletrônico, um outro tipo de registro em arquivos de texto. Só que esses sistemas usam vários dados em comum, mais especificamente um conjunto de dados que caracteriza os servidores do órgão. Perceba então que cada um dos programas ter seu próprio repositório de dados em um arquivo diferente gera uma redundância desnecessária de dados.
O mesmo servidor terá suas informações gravadas em três locais distintos. Isso gera algumas dificuldades importantes. Vamos conferir? Ouve aí. Precisamos manter a consistência da informação. Quer dizer, se o mesmo servidor tem o nome escrito de forma diferente em cada um dos sistemas, qual seria o correto? Outro.
Também é gerada uma dificuldade no processo de atualização de dados. Quando um servidor se muda e precisamos atualizar seu endereço, é necessário fazer isso em todos os arquivos diferentes que armazenam esse dado. Percebeu? Mais um.
Os arquivos também dificultam o compartilhamento dos dados. Então, gente, não há mecanismos para gerenciar acessos simultâneos e resolver problema... Ler mais