Áudio aula | 12 - O Modelo Entidade-Relacionamento - Parte 2 | Tecnologia da Informação | EmÁudio Concursos

Tecnologia da Informação EmÁudio: O Modelo Entidade-Relacionamento - Parte Dois

E aí, pessoal. Tudo joia? Bora continuar nosso papo sobre modelo entidade-relacionamento? Aumenta o som aí e vamos juntos.

Bom, agora que já introduzimos de maneira superficial o modelo entidade e relacionamento (E R), podemos começar a falar de cada um de seus componentes. Sempre prefiro começar essa explicação pelos atributos. Tá legal? Pois compreendê-los bem nos ajuda a compreender também alguns conceitos das entidades e dos relacionamentos. Vamos lá.

Os atributos, turma, são as características que descrevem uma entidade ou relacionamento, mas ainda vamos ver, tá? E são representados por elipses conectadas a entidade em questão, por exemplo, a entidade professor, tem os atributos CPF, nome e endereço no nosso modelo de exemplo. Lembra dele? Ok.

No caso desse modelo conceitual, foi definido pelos responsáveis pelo projeto que essas três características seriam suficientes para descrever um professor. Claro que no mundo real, um professor tem muito mais características do que somente seu CPF, nome e endereço. Mas a ideia aqui é representar somente o que irá fazer parte do banco de dados.

Pessoal, existem alguns tipos de atributos diferentes que podem ser ou não diferenciados na sua prova. É comum que as bancas utilizem notações maneiras de representar os modelos conceituais que não façam diferenciação entre os diversos tipos de atributos, geralmente, com a exceção do atributo identificador chave, que é o mais importante.

Vamos fazer o seguinte, vamos bater um papo sobre esses tipos.

O primeiro tipo que eu quero conversar com você é o atributo identificador ou chave. Esse é importantíssimo, galera. O atributo chave ou identificador é aquele que identifica unicamente uma ocorrência de uma entidade. Vamos dar um exemplo: um CPF é um atributo que identifica unicamente cada professor, ou seja, todo professor tem um CPF e cada CPF é único, ou seja, dois professores distintos não podem ter o mesmo valor para esse atributo.

No modelo entidade-relacionamento, os atributos chave costumam ser representados pelo nome sublinhado do atributo. Em alguns casos, um só atributo não é capaz de identificar unicamente as ocorrências da entidade, geralmente, porque todos os atributos da entidade podem ter valores repetidos.

Nesse caso, turma, se há alguma combinação de atributos que é capaz de identificar unicamente a entidade, ela pode se... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Tecnologia da Informação - Banco de Dados e Sistemas Gerenciadores - 12 - O Modelo Entidade-Relacionamento - Parte 2: SAIBA MAIS