Tecnologia da Informação EmÁudio: Participação
Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Tudo bem? Som na caixa e vem comigo aprender mais um pouquinho sobre o modelo entidade-relacionamento, o famoso ER.
Jovem, lembra que no áudio passado eu te falei que os relacionamentos na modelagem conceitual costumam ser descritos em função de algumas propriedades? Então, nós já conversamos sobre o grau e a cardinalidade, né? Falta a participação.
Aí vem o aluno e a aluna e fala: legal professor, entendi as cardinalidades, mas se definimos as quantidades máximas de ocorrências das entidades, como fazemos para definir as quantidades mínimas em cada relacionamento?É isso aluno e aluna que vamos responder agora com o conceito de participação.
Gente, a participação vai definir se todas as ocorrências de uma entidade necessariamente precisam ou não participar do relacionamento. Isso vai nos ajudar a definir a quantidade mínima de ocorrências da entidade.
A participação no modelo entidade-relacionamento geralmente é dada pela presença de linhas duplas ou simples na ligação das entidades ao relacionamento. Presta atenção. Uma linha simples representa a participação opcional, ou seja, a quantidade mínima de ocorrências da entidade em questão é zero.
Uma linha dupla representa a participação obrigatória, ou seja, todas as ocorrências da entidade em questão estão ligadas a pelo menos uma ocorrência da outra entidade. Isso implica dizer que a quantidade mínima de ocorrências dessa entidade é um.
Aí no nosso exemplo, a linha que liga professor ao relacionamento é simples, ou seja, a participação do professor é parcial. Isso quer dizer que pode haver professores que não participam do relacionamento, quer dizer que não lecionam nenhuma disciplina. Assim, analisando a participação e a cardinalidade, podemos concluir que um professor pode lecionar nenhuma ou múltiplas disciplinas.
Gente, de forma análoga, a participação de disciplina é total, pois uma linha dupla ligará a entidade ao relacionamento. Se a participação de disciplina é total, toda disciplina é lecionada por pelo menos um professor. Assim, turma, analisando a participação e a cardinalidade, podemos concluir que uma disciplina pode ser lecionada por no mínimo um e no máximo um professor.
Perceba que pode ser pouco intuitivo ver que a quantidade mínima de disciplinas lecionadas é dada pela participação de professor, não de disciplina e que a quantidade mínima de professores que lecionam uma disciplina é dada pela participação de disciplina, não de professor. Até parece que estamos ouvindo tudo invertido, né? Mas é assim mesmo.
Essa forma de representação mais tradicional do model... Ler mais