Tecnologia da Informação EmÁudio: Notação IDEF1X - Parte Dois
Fala turma querida. Muito bem concurseiros, vamos continuar nossos estudos sobre a notação IDEF1X? Então é hora de falar dos relacionamentos. Que tal?
Galera, na notação IDEF1X, os relacionamentos são classificados e representados de forma um pouco diferente, tá legal?
Nós temos os relacionamentos específicos e não específicos. Os não específicos são aqueles muitos para muitos, representados por M de Maria, dois pontos e N de navio, ou N de navio. Dois pontos N de navio são representados através de uma linha com duas bolas pretas nas pontas. Ok?
Já os específicos podem ser de diversos tipos, que vamos dar uma conferida mais a seguir. Os relacionamentos específicos são os demais relacionamentos. Eles podem ser divididos em relacionamentos de categorização, que são aqueles relacionados à generalização, especialização. Os demais relacionamentos comuns são conhecidos como relacionamentos de conexão.
Vamos passar a verificá-los agora. Nos relacionamentos de conexão da IDEF1X, há uma noção de entidades pai e filho. O relacionamento parte da entidade pai e chega na entidade filho. Cada filho está relacionado a um pai ou nenhum no caso do relacionamento pai.
No modelo relacional, a entidade filho será a que contém a chave estrangeira no relacionamento. Essa configuração implica no seguinte cenário: Cada instância da entidade pai pode estar relacionada a zero, uma ou mais instâncias da entidade filho; e cada instância da entidade filho está relacionada somente a zero ou uma instância da entidade Pai.
Lembre-se que o relacionamento muitos para muitos na IDEF1X é um relacionamento não específico, tá gente? Então, não há um relacionamento de conexão em que o lado pai tenha a cardinalidade muitos.
Na IDEF1X, iremos representar as cardinalidades mínimas e máximas de acordo com a perspectiva da entidade pai. Temos cinco possibilidades, pessoal. Ouça aí:
- Letra a: Cada instância da entidade pai pode ter zero ou mais entidades filhas associadas.
- Letra b: Cada entidade pai deve ter pelo menos uma entidade filha associada.
- Letra c: Cada instância da entidade pai pode ter zero ou uma instância da entidade filha associadas.
- Letra d: Cada instância da entidade pai está associada a um número exato de instâncias da entidade... Ler mais