Tecnologia da Informação EmÁudio: Resumão sobre conceito de banco de dados e sistemas gerenciadores de banco de dados - Parte um
Fala galera. Tudo em cima, né? Hora do nosso super resumão da aprovação em áudio. Agora nós revisaremos, gente, os assuntos mais importantes para sua prova e te deixaremos cada vez mais perto da aprovação. Ok? Preparado? Som na caixa então. Vou começar pelo banco de dados. Beleza? Vem comigo.
Jovem, você lembra do conceito de banco de dados presente no livro Sistemas de banco de dados dos autores El Masri e Navathe? Isso mesmo, ouvi você me falando o conceito daí.
Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados, não é mesmo? Ou seja, pessoal, podemos dizer que um banco de dados nada mais é do que um repositório ou depósito de dados armazenados e relacionados. É importante que você tenha em mente que um banco de dados é uma estrutura específica, tá, criada e gerenciada por um tipo de sistema complexo chamado sistema de gerenciamento de banco de dados.
Essas estruturas têm três características fundamentais, segundo El Masri e Navathe: Representação do mundo real, Significado inerente e propósito específico. Grave isso. Turma, lembra que eu falei que o acesso aos bancos de dados não é feito de forma direta? Pois é. É necessário que toda a interação se dê através de um sistema de gerenciamento de banco de dados conhecido pela sigla SGBD.
Os programas de aplicação enviam consultas em uma linguagem de programação específica para esse SGBD, e é o SGBD que vai lá nos bancos de dados, buscar os dados solicitados e retorná-los no formato pedido.
O SGBD é um conjunto de softwares complexos que permitem a criação e o gerenciamento de banco de dados. Contam com diversas funcionalidades, incluindo definir, construir, modificar e compartilhar. Um SGBD tem capacidade para criar e gerenciar diversos bancos de dados em um único sistema.
Na p... Ler mais