Tecnologia da Informação EmÁudio: Resumão sobre Banco de Dados - Parte dois
Fala meu jovem. Bora continuar com a nossa revisão? É o super resumão rolando pra você. Aumenta o som aí e vamos juntos!
Hora de falarmos do modelo entidade-relacionamento. Pessoal, quando falamos de modelagem conceitual de banco de dados, na maioria das vezes estamos fazendo referência especificamente ao modelo E-R ou entidade-relacionamento. Esse modelo descreve o ambiente do negócio que se quer representar, o cenário e os aspectos do mundo real com base em estruturas chamadas entidades, relacionamentos e atributos.
Os diagramas entidade e relacionamento, que são as representações gráficas do modelo E-R, trazem essas entidades, relacionamentos e atributos de uma forma visualmente diferente entre elas. Tá legal?
As entidades são as coisas do mundo real que desejamos representar. Mas calma, lembre-se que "coisa" aqui não é, no sentido físico, estrito da palavra. Ok? Turma, uma entidade não é necessariamente um objeto tangível, tá? As entidades podem representar coisas que possuam ou não substância física. As entidades são representadas no diagrama entidade-relacionamento pelos retângulos.
Imagine um diagrama. Imaginou? Agora imagine que neste diagrama temos as entidades professor, departamento, disciplina, aluno. Professores e alunos realmente existem no mundo real. São pessoas que podemos ver e tocar, né? Contudo, disciplinas e departamentos existem apenas de maneira conceitual. Não existe nenhum objeto físico tangível correspondente a esses conceitos. Você não pode tocar ou pegar nas mãos uma disciplina ou um departamento, mas ainda assim esses conceitos podem ser representados como entidades.
Seguindo adiante, temos que cada uma das entida... Ler mais