Tecnologia da Informação EmÁudio: Relações - Parte 2
Olá, tudo certo? Vamos aprender mais um pouquinho sobre as duplas? Aumenta o som aí e vem comigo.
No áudio passado, turma, nós definimos que uma relação é um conjunto não ordenado de duplas. Tá lembrado? Agora, nos resta definir formalmente o que são essas duplas.
Vamos lá, então. Para continuar as nossas explicações vamos considerar novamente a relação de exemplo que trouxemos na aula passada. Vamos colocar a relação no formato de tabela, cada linha chamada de dupla e cada coluna corresponde a um atributo. Ok?
No exemplo que demos no em áudio passado, em uma tabela que representa pessoas, cada dupla diz respeito a uma pessoa e cada atributo é uma característica das pessoas. Quando representamos a relação nesse formato de tabela, cada uma das duplas fica disposta em uma linha de tabela. Essas linhas são frequentemente chamadas de registros, tá?
Quando estamos falando do contexto mais prático do banco de dados do SGBD mesmo, sabe? E não apenas do modelo formal.
Então, turma, imagine que no nosso exemplo temos três duplas. A primeira traz dados a respeito da pessoa chamada José da Silva, a segunda a respeito de Maria do Carmo e a terceira de João Cavalcanti.
Pessoal, todos os dados em uma mesma linha, o CPF, o nome, a data de nascimento e a cidade pertencem a uma mesma pessoa. Tá bem?
Formalmente, as duplas podem ser definidas como sendo os conjuntos de valores de atributos que compõem uma relação. Se fôssemos organizar essas duplas da relação que acabei de falar no formato de conjunto, ficaria da seguinte maneira:
- Dupla um: CPF 204 776, nome José da Silva, Data de nascimento 1º de Maio de 1990, cidade Rio de Janeiro.
- Dupla dois: CPF 123 980, nome Maria do Carmo, Data de Nascimento 20 de Fevereiro de 1985, Cidade São Paulo.
- Dupla três: CPF 450 689, nome João Cavalcanti, Data de Nascimento 7 de Outubro de 1979, Cidade Recife.
Agora só note que uma dupla, a exemplo de uma relação, também é um conjunto. Isso implica dizer que as propriedades dos conjuntos também se aplicam às duplas.
As propriedades das duplas que costumam ser cobradas em prova são aquelas definidas por um autor chamado C. J. Date, que também participou da elaboração e desenvolvimento do modelo relacional junto com o COD.
Memorize essas propriedades então, pois elas costumam ser cobradas em concursos. Vou passar pra você. Vamos bater um papo, tá, sobre essas propriedades e eu vou te ajudar fazendo alguns comentários sobre cada uma delas para que você possa compreender melhor o espírito de cada uma, vamos lá.
Número um: Toda dupla tem somente um valor, turma, para cada um desses seus a... Ler mais