Áudio aula | 11 - Integridade | Tecnologia da Informação | EmÁudio Concursos

Tecnologia da Informação EmÁudio: Integridade

E aí, turma? Tudo bem? Hora de falar sobre a integridade. Já ouviu falar nela? Vem comigo que eu te explico. Vamos nessa.

Pessoal, a integridade de um sistema pode dizer respeito ao aspecto físico do mundo real, que diz respeito ao armazenamento dos dados em um meio físico, como em um HD ou fitas de backup.

A integridade física pode ser comprometida por danos como aqueles causados por corrosão, falhas elétricas, catástrofe natural no local onde os servidores ficam, dentre outras inúmeras possibilidades.

Só que esse não é o tipo de integridade que estamos buscando. A integridade, que será o objeto do nosso estudo será uma integridade lógica, ou seja, aquela que tem a ver com os aspectos do software do banco de dados, como as regras que foram definidas ao se projetar o banco de dados.

Como já mencionamos em várias partes da nossa aula um banco de dados relacional possui um conjunto de regras como os dados devem estar organizados e relacionados. Essas regras que governam o armazenamento e processamento dos dados são as restrições de integridade de que iremos tratar nesta sessão.

Elmasri e Navathe dividem as restrições de integridade em três categorias: restrições inerentes ao modelo ou implícitas, restrições baseadas em esquema ou explícitas e restrições semânticas, também chamadas baseadas em aplicação, regras de negócio ou integridade definida por usuário.

Gente, as restrições inerentes ao modelo de dados nós já vimos quando estudamos os fundamentos do modelo relacional. Todas aquelas regras relacionadas às relações duplas e atributos que estudamos no começo da aula são restrições implícitas. Por exemplo, ao dizermos que, no modelo relacional, duas duplas não podem ser iguais, estamos expressando uma restrição inerente ao modelo relacional.

Aí, jovem, as restrições semânticas também não serão alvo do nosso estudo aprofundado. Tá? Essas restrições dizem respeito às regras de negócio que não são fáceis de se implementar num banco de dados. Por exemplo, numa aplicação bancária, não cabe ao banco de dados dizer se podemos associar um cliente a um empréstimo.

Quem irá calcular se o cliente pode ou não pegar um empréstimo se... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Tecnologia da Informação - Modelo Relacional de Dados - 11 - Integridade: SAIBA MAIS