Tecnologia da Informação EmÁudio: Views
Bom dia! Boa tarde! Boa noite, meu caro aluno e minha cara aluna. Tudo certo? Bora aprender mais um pouquinho. Hora de falar sabe o que sobre as views. De que professor? Do que? Da onde? Das views, jovem.
Uma das vantagens da abordagem de bancos de dados é o suporte a múltiplas visões sobre os dados. Essa característica permite que diferentes usuários tenham diferentes perspectivas sobre o mesmo conjunto de dados. Assim, determinados usuários podem ver somente parte de uma tabela, enquanto outros enxergam a tabela inteira, entendeu?
Um terceiro grupo ainda poderia consultar os dados somente de forma agregada, agrupada sem visualizar todos os registros detalhados? Enfim, são inúmeras as possibilidades.
Como você já ouviu aqui nas aulas a estrutura básica do banco de dados relacionais é a tabela relação. Essas tabelas ficam persistidas no banco de dados de uma forma fixa, seguindo uma estrutura pré-definida.
Para podermos concretizar essa característica do suporte a múltiplas visões, ou seja, permitir que usuários do banco de dados visualizem os dados de uma ou mais tabelas de uma maneira diferente com que elas estão armazenadas nós precisamos executar consultas SQL que extraiam os dados nessas diferentes formas.
Para exemplificar como isso ocorre, vamos considerar um trecho de uma tabela que contém dados sobre os servidores de um órgão. Ela tem a seguinte estrutura: CPF, nome, salário, endereço e o setor. Agora, considere que essa tabela é usada para vários propósitos.
Um dos pontos centrais de se ter um banco de dados é esse mesmo permitir que vários usuários distintos, com propósitos distintos, possam acessar os dados.
Um desses propósitos consiste em disponibilizar os dados no Portal da Transparência. Só que para esse fim é necessário omitir o endereço dos servidores, já que essa não é uma informação pública e sim pessoal de cada servidor.
Nesse caso, pessoal, não podemos disponibilizar a tabela inteira no portal, então devemos fazer uma consulta SQL que retorne somente um subconjunto dos atributos da tabela, sem que o endereço seja retornado.
A consulta seria assim: select, CPF, nome, salário, setor from servidores - não precisa decorar isso. Tá bom? Fique tranquilo.
Ao executar essa consulta, o resultado seria retornado à tabela da seguinte maneira: CPF, nome, salário e setor. Nessa consulta, turma, nós não alteramos a estrutura ou o conteúdo ... Ler mais