Áudio aula | 17 - Normalização | Tecnologia da Informação | EmÁudio Concursos

Tecnologia da Informação EmÁudio: Normalização

E aí, meu jovem! Beleza? Bora ser aprovado? Hora de falarmos da normalização. Aquele sorriso no rosto, foco e vem comigo.

Gente, a normalização foi proposta por Codd em 1970, como sendo parte do modelo relacional. Ela consiste em algumas técnicas utilizadas para eliminar valores não atômicos e reduzir a redundância de dados.

Essas redundâncias, como já discutimos, poderiam causar problemas como a necessidade de manutenção dos mesmos dados em diversas tabelas diferentes, o desperdício de espaço em discos e perda de performance na escrita no banco de dados.

Dessa forma, os objetivos da normalização podem ser sistematizados desta maneira: reduzir a redundância de dados, organizando as tabelas de modo a facilitar a manutenção, a atualização de dados e a evolução do modelo, e garantindo assim a integridade dos dados, gente.

A normalização é frequentemente utilizada nos bancos de dados relacionais, pois eles costumam ser usados por aplicações ditas transacionais, que são aquelas que estão sempre atualizando dados no banco. Com uma quantidade menor de redundâncias no banco de dados, essas atualizações podem se processar de maneira mais eficiente.

A normalização é um processo que consiste em aplicar várias regras sequenciais em etapas. Cada uma dessas regras é conhecida como uma forma normal e se destina a eliminar algum tipo de redundância de dados.

Essas formas normais, pessoal, são cumulativas, ou seja, para um banco de dados estar na terceira forma normal, chamada de 3FN, ou em inglês, ele também tem que estar necessariamente na primeira forma normal, 1FN, e na segunda, 2FN, e assim sucessivamente.

Codd inicialmente propôs três formas normais que são difundidas até hoje nos ambientes de banco de dados e geralmente se considera suficiente para eliminar a maior parte das redundâncias do modelo.

Além disso, turma, depois da terceira, as regras vão ficando um tanto complicadas. Sabe? Então, boa parte dos desenvolvedores dos bancos de dados não as adotam. Assim, em geral, um banco de dados pode ser dito normalizado se atende a 3FN. Vamos conferir essas três primeiras formas normais.

Vamos lá: Uma tabela está na 1FN somente se todos os seus atributos são atômicos. Gente, essa primeira regra é bem tranquila, tá? A ideia é que os atributos compostos devem ser desmembrados em suas partes atômicas. Os atributos multivalorados devem ser representados com o auxílio de uma tabela auxiliar, como já vimos durante a aula.

Número dois, vamos comigo. Uma tabela está na 2FN somente se está na 1FN e seus atributos não chave dependem da chave primária inteira. Ou seja, eles não podem apresentar dependências parciais.

Turma, para entender melhor essa e a próxima forma normal, é importante que você entenda o conceito de dependência funcional. O que é isso aí? Gente, uma dependência funcional entre dois atributos ou conjuntos de atributos X e Y ocorre quando o valor de X é capaz de determinar o valor de Y.

Isso quer dizer que toda vez que o valor de X for X um, por exemplo, o valor de Y será o mesmo. Para o mesmo valor do a... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Tecnologia da Informação - Modelo Relacional de Dados - 17 - Normalização: SAIBA MAIS